Saiba quais são os direitos da pessoa com Síndrome de Down.

21 de março: Dia Internacional da Síndrome de Down.

sindrome-de-draum

A pessoa com Síndrome de Down tem os mesmos direitos dos demais deficientes, como gratuidade na passagem de ônibus municipal e desconto de IPI e ICMS para compra de carro. Nesse último caso, o veículo deve ser destinado a um condutor responsável.

Outro benefício, como explica a assistente social da ONG Amor pra Down, de Balneário Camboriú, Marilena Soares, é a possibilidade de receber mensalmente um salário mínimo em caso de a família ter renda igual ou inferior a um quarto do salário mínimo.

No mérito da educação, os portadores de Síndrome de Down devem ter garantia de matrícula no ensino fundamental em uma unidade escolar no seu zoneamento domiciliar.

— Dos seis aos 14 anos esses jovens tem de frequentar a escola como qualquer outro, inclusive, os pais também têm a obrigação de matriculá-los — salienta a diretora do Departamento de Educação Especial de Balneário Camboriú, Fabiana Lorenzoni.

stk212422rke

Fabiana também destaca que, ao contrário de alguns anos atrás, hoje as pessoas não discutem mais a inclusão do excepcional. Antigamente, ainda havia preconceito em colocá-los para estudar junto com crianças que não possuem deficiência.

Os pais dos excepcionais não são obrigados a colocar os filhos em instituições como a Apae, mas são normalmente orientados a isso na própria escola. Em Balneário Camboriú existe, ainda, o professor de apoio pedagógico especial, que auxilia os portadores de Síndrome de Down durante as aulas e no contraturno.

Fonte: http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticias/noticia/2011/03/saiba-quais-sao-os-direitos-da-pessoa-com-sindrome-de-down-3244710.html.

Neste link você pode saber mais sobre a síndrome de down, entender como ela funciona e como é necessária a integração dessas pessoas na sociedade: http://www.movimentodown.org.br/2015/03/21-de-marco-dia-internacional-da-sindrome-de-down/.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s